domingo, 25 de julho de 2010

procissão de São Cristóvão completa 97 anos

Mosqueiro@Mosqueiro.com
JCSOliveira



Jornal Amazônia - Cidades – Edição de 25/07/2010


Homenagem começa às 8 horas com missa que será seguida de carreata, com largada do Santuário de Fátima

São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança, porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu encontrar, venham elas dos homens ou do espírito infernal. São Cristóvão, rogai por nós". Todos os anos, esta oração ao santo padroeiro dos motoristas, viajantes e taxistas, completa o ciclo de fé de Ronaldo Robinson Matos Santana, 46 anos, que trabalha como taxista há duas décadas. Devoto desde que começou a trabalhar atrás do volante, o profissional do trânsito se prepara para rezar por mais um ano de proteção e comemorar este domingo, o dia de São Cristóvão.
"Eu participo das missas e já saí em carreata durante a procissão para o santo. Ano passado participei da missa, na igreja de Nossa Senhora de Fátima. A gente sempre pede, diariamente, proteção contra várias coisas, como trânsito e violência. Sempre temos que estar rezando", conta Ronaldo, referindo-se à programação anual em homenagem ao santo.
Hoje, a procissão de São Cristóvão completa 97 anos e promete envolver cerca de 3.500 veículos, entre ônibus, caminhões, táxis e carros particulares, que transcorrerão as ruas da cidade. Para Ronaldo Santana, este momento é muito importante para garantir não apenas a segurança em seu trabalho, mas também para a sua esposa e três filhos. "Nós taxistas trabalhamos em média por 12 horas, e às vezes ainda prolongamos esse tempo. Graças a Deus e ao santo nunca fui assaltado e nunca tive nenhum acidente grave no trânsito. Agora peço proteção para mais um ano, porque nosso trabalho é muito perigoso. Pelo menos agora estamos cooperados e não pegamos mais qualquer pessoa na rua. Mas nós que trabalhamos no trânsito estamos em perigo constante e temos que ficar protegidos acreditando em alguma coisa, tendo fé. Isso também é passado para a minha família", afirma o motorista, que também é presidente da Associação dos Taxistas do Village Empresarial (Avate).
Para comemorar a data do padroeiro, mais uma vez os romeiros e devotos participam da programação organizada pelo Setransbel (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém), pelo Sest (Serviço Social do Transporte) e Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), com apoio da Polícia Rodoviária Federal e CTbel.

Motoristas recebem almoço após a procissão ao padroeiro

O dia voltado para à devoção do santo começa logo cedo, às 8 horas, com uma missa no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Umarizal. Em seguida, os fiéis prestam homenagens com fogos de artifício antes da saída da romaria em carreata pelas ruas dos bairros de Fátima, Umarizal, Reduto, Centro, Nazaré, São Brás, Marco, Souza, Entroncamento, até chegar à sede do Sest e Senat, na avenida Augusto Montenegro, onde será oferecido um grande almoço aos motoristas. De acordo com a diretoria do Sest/Senat, várias empresas de ônibus vão disponibilizar transporte gratuito para os romeiros que não tiverem os próprios veículos. A concentração dos coletivos começa na paróquia de Fátima.
"A procissão deste ano seguirá a tradição de todas as programações anteriores. A benção das chaves e veículos dos romeiros será realizada tanto na igreja de Fátima, quanto na chegada à sede do Sest/Senat. A gente trabalha até 60 dias antes, para organizar tudo e todas as homenagens. E a mensagem que o São Cristóvão transfere este ano é a de um trânsito mais humano, mais brando. A paz no trânsito e principalmente a segurança das pessoas, sendo que a procissão não é voltada apenas para motoristas, mas a todos que sejam católicos ou devotos do santo", explica Mário Martins Júnior, presidente do Sest/Senat.
Ainda segundo o presidente, ao longo da procissão, várias homenagens serão prestadas ao santo padroeiro da categoria, dentre elas em frente ao prédio do jornal O LIBERAL, na avenida Boulevard Castilhos França; na Associação dos Taxistas da Praça da República; na floricultura Só Flores, da avenida Gentil Bittencourt; em frente à sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PA), na avenida Almirante Barroso; e em frente às garagens das Empresas Nova Marambaia e Belém Rio, na avenida Augusto Montenegro.
São Cristóvão ficou conhecido como protetor dos taxistas, motoristas e viajantes porque seu nome significa "aquele que carrega Cristo".

Fonte: http://www.orm.com.br/amazonia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário