sábado, 14 de agosto de 2010

Visite outros blogs

http://poesiasparamosqueiro.blogspot.com
http://moqueio.blogspot.com
http://chalesdemosqueiro.blogspot.com
http://centenáriodemosqueiro.blogspot.com
http://sãocristovãoemmosqueiro.blogspot.com
http://mosqueirojunino.blogspot.com
http://veraneioemmosqueiro.blogspot.com
http://pontebelémmosqueiro.blogspot.com
http://praiasdemosqueiro.blogspot.com
http://imagensdemosqueiro.blogspot.com
http://carnavalemmosqueiro.blogspot.com
http://emancipaçãodemosqueiro.blogspot.com
http://ciriosdemosqueiro.blogspot.com
http://mosqueirense.blogspot.com
http://igrejasdemosqueiro.blogspot.com
http://veraneandoemmosqueiro.blogspot.com
http://mosqueiroilhasevilas.blogspot.com

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PATRIMÔNIO SEM APLAUSOS


Belém 28 de Abril de 2010 - O Liberal Digital - Magazine

Patrimônio sem aplausos

(...)

Recuperação do São Cristóvão ainda aguarda a terceira campanha

Erguido ainda na década de 1930 e fechado há mais de 10 anos, a recuperação do teatro São Cristóvão ainda parece longe de acontecer. Através da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), o poder municipal alega ter tombado apenas a parte da frente do imóvel, onde funcionava a sede da associação. A parte posterior, que abrigava o teatro, ainda está em processo de tombamento por parte do Governo do Estado, mas ainda não se sabe quanto tempo vai levar até que o imóvel seja considerado tombado. Para piorar, de acordo com o DPHAC, o tombamento não garante a restauração por parte do poder público estadual já que o imóvel é de propriedade privada. 'Mas aumenta o poder de barganha dos proprietários para conseguir financiamento junto a instituições como o Ministério da Cultura, por exemplo', explicou Cláudia Nascimento. Não é o que querem os integrantes do movimento em prol do São Cristóvão. Eles lutam pela desapropriação do espaço, o que permitiria uma tentativa de recuperar o que ainda resta entre os escombros do teatro.

Para os que lutam pela preservação do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico da cidade, fica a torcida para que tanto o São Cristóvão quanto a Casa do Poeta, entre tantos outros casarões de reconhecida importância histórica, possam ser socorridos a tempo por projetos como o que está restaurando o antigo Solar do Barão de Guajará, onde funciona a sede do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP). Tombado em nível federal desde 1950 e, posteriormente, também pelo município, o solar passou muitos anos abandonado, época em que perdeu parte dos azulejos portugueses do século XIX que decoravam sua fachada. Esse ano, finalmente, a sede do IHGP foi contemplada com recursos do Programa Monumenta, projeto do Ministério da Cultura, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Entre recursos do Monumenta e da prefeitura serão investidos quase R$ 1,5 milhão na recuperação do prédio até novembro.

LOUVOR PARA SÃO CRISTOVÃO

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Procissão de São Cristovão




Procissão de São Cristovão



Anualmente, sempre no mês de julho a União dos Chauffers do Pará, proporciona aos belenenses e aos veranistas e moradores de mosqueiro, a procissão motorizada de São Cristovão.

Na semana posterior às homenagens realizadas em Belém, em Mosqueiro a procissão inicia-se na igreja de Carananduba, percorrendo a av. Beira Mar, até o Farol, Rua da Bateria, 16 de Novembro, até a Praça Matriz, quando então a imagem é conduzida até o altar da Igreja de Nsa.Sra. do Ó, momento, então que o vigário inicia a celebração da missa, assistida por motoristas e veranistas.

Durante o percurso banhistas e moradores, enfeitam as casas com flores em homenagem ao Santo Padroeiro dos Motoristas. A vila do mosqueiro praticamente pára para prestigiar a chegada, como profissão de fé.

É considerada uma procissão bonita, superando todos os anos as demais realizações.

Motoristas Homenageiam São Cristóvão em Belém


Procissões - Cristóvão e Sant`Ana: fé nas ruas


Tradição marcha para o fim?

Motoristas em procissão celebram seu padroeiro



domingo, 25 de julho de 2010

Imagem de São Cristovão

Imagem de São Cristovão






procissão de São Cristóvão completa 97 anos

Mosqueiro@Mosqueiro.com
JCSOliveira



Jornal Amazônia - Cidades – Edição de 25/07/2010


Homenagem começa às 8 horas com missa que será seguida de carreata, com largada do Santuário de Fátima

São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança, porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu encontrar, venham elas dos homens ou do espírito infernal. São Cristóvão, rogai por nós". Todos os anos, esta oração ao santo padroeiro dos motoristas, viajantes e taxistas, completa o ciclo de fé de Ronaldo Robinson Matos Santana, 46 anos, que trabalha como taxista há duas décadas. Devoto desde que começou a trabalhar atrás do volante, o profissional do trânsito se prepara para rezar por mais um ano de proteção e comemorar este domingo, o dia de São Cristóvão.
"Eu participo das missas e já saí em carreata durante a procissão para o santo. Ano passado participei da missa, na igreja de Nossa Senhora de Fátima. A gente sempre pede, diariamente, proteção contra várias coisas, como trânsito e violência. Sempre temos que estar rezando", conta Ronaldo, referindo-se à programação anual em homenagem ao santo.
Hoje, a procissão de São Cristóvão completa 97 anos e promete envolver cerca de 3.500 veículos, entre ônibus, caminhões, táxis e carros particulares, que transcorrerão as ruas da cidade. Para Ronaldo Santana, este momento é muito importante para garantir não apenas a segurança em seu trabalho, mas também para a sua esposa e três filhos. "Nós taxistas trabalhamos em média por 12 horas, e às vezes ainda prolongamos esse tempo. Graças a Deus e ao santo nunca fui assaltado e nunca tive nenhum acidente grave no trânsito. Agora peço proteção para mais um ano, porque nosso trabalho é muito perigoso. Pelo menos agora estamos cooperados e não pegamos mais qualquer pessoa na rua. Mas nós que trabalhamos no trânsito estamos em perigo constante e temos que ficar protegidos acreditando em alguma coisa, tendo fé. Isso também é passado para a minha família", afirma o motorista, que também é presidente da Associação dos Taxistas do Village Empresarial (Avate).
Para comemorar a data do padroeiro, mais uma vez os romeiros e devotos participam da programação organizada pelo Setransbel (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém), pelo Sest (Serviço Social do Transporte) e Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), com apoio da Polícia Rodoviária Federal e CTbel.

Motoristas recebem almoço após a procissão ao padroeiro

O dia voltado para à devoção do santo começa logo cedo, às 8 horas, com uma missa no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Umarizal. Em seguida, os fiéis prestam homenagens com fogos de artifício antes da saída da romaria em carreata pelas ruas dos bairros de Fátima, Umarizal, Reduto, Centro, Nazaré, São Brás, Marco, Souza, Entroncamento, até chegar à sede do Sest e Senat, na avenida Augusto Montenegro, onde será oferecido um grande almoço aos motoristas. De acordo com a diretoria do Sest/Senat, várias empresas de ônibus vão disponibilizar transporte gratuito para os romeiros que não tiverem os próprios veículos. A concentração dos coletivos começa na paróquia de Fátima.
"A procissão deste ano seguirá a tradição de todas as programações anteriores. A benção das chaves e veículos dos romeiros será realizada tanto na igreja de Fátima, quanto na chegada à sede do Sest/Senat. A gente trabalha até 60 dias antes, para organizar tudo e todas as homenagens. E a mensagem que o São Cristóvão transfere este ano é a de um trânsito mais humano, mais brando. A paz no trânsito e principalmente a segurança das pessoas, sendo que a procissão não é voltada apenas para motoristas, mas a todos que sejam católicos ou devotos do santo", explica Mário Martins Júnior, presidente do Sest/Senat.
Ainda segundo o presidente, ao longo da procissão, várias homenagens serão prestadas ao santo padroeiro da categoria, dentre elas em frente ao prédio do jornal O LIBERAL, na avenida Boulevard Castilhos França; na Associação dos Taxistas da Praça da República; na floricultura Só Flores, da avenida Gentil Bittencourt; em frente à sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PA), na avenida Almirante Barroso; e em frente às garagens das Empresas Nova Marambaia e Belém Rio, na avenida Augusto Montenegro.
São Cristóvão ficou conhecido como protetor dos taxistas, motoristas e viajantes porque seu nome significa "aquele que carrega Cristo".

Fonte: http://www.orm.com.br/amazonia/

Motoristas louvam São Cristóvão hoje

Mosqueiro@Mosqueiro.com
JCSOliveira


Motoristas louvam São Cristóvão hoje

Todos os anos, acompanhar a carreata em homenagem a São Cristóvão, santo padroeiro dos motoristas, viajantes e taxistas, completa o ciclo de fé de Ronaldo Robinson Matos Santana, 46 anos, que trabalha como taxista há duas décadas. Devoto desde que começou a trabalhar atrás do volante, o profissional do trânsito se prepara para rezar por mais um ano de proteção e comemorar este domingo, o dia de São Cristóvão.

"A gente sempre pede, diariamente, proteção contra várias coisas, como trânsito e violência. Sempre temos que estar rezando", conta Ronaldo, referindo-se à programação anual em homenagem ao santo.

Hoje, a procissão de São Cristóvão completa 97 anos e promete envolver cerca de 3,5 mil veículos, entre ônibus, caminhões, táxis e carros particulares, que transcorrerão as ruas da cidade. Para Ronaldo Santana, que também é presidente da Associação dos Taxistas do Village Empresarial (Avate), este momento é muito importante para garantir não apenas a segurança em seu trabalho, mas também para a sua esposa e três filhos.

Para comemorar a data do padroeiro, mais uma vez os romeiros e devotos participam da programação organizada pelo Setransbel (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém), pelo Sest (Serviço Social do Transporte) e Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), com apoio da Polícia Rodoviária Federal e CTbel.

O dia voltado para a devoção do santo começa logo cedo, às 8 horas, com uma missa no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Umarizal. Em seguida, os fiéis prestam homenagens com fogos de artifício antes da saída da romaria em carreata pelas ruas dos bairros de Fátima, Umarizal, Reduto, Centro, Nazaré, São Brás, Marco, Souza, Entroncamento, até chegar à sede do Sest e Senat, na rodovia Augusto Montenegro, onde será oferecido um grande almoço aos motoristas.

Fonte: O Liberal Digital

http://www.orm.com.br/oliberal/


sábado, 24 de julho de 2010

S. Cristovão
25 de Julho é dia de São Cristóvão. Este santo é muito solicitado nas viagens por ser patrono dos motoristas. São Cristóvão foi alvo de muitas lendas, porém tudo indica que viveu o significado do seu novo nome, Cristóvão: ou seja: "portador de Cristo". Seu culto remonta ao século V.

Cristóvão cresceu no meio pagão e dizia que somente serviria o soberano mais poderoso, serviu vários mais quando procurou servir o Rei dos Reis seguiu o caminho da oração, meditação da Palavra e penitência, abraçou o conselho de servir o povo pela caridade, já que agradecidos rezariam por ele.

Nesse serviço teria que usar toda sua altura e fortaleza para atravessar pessoas de uma margem a outra, quando de repente tomou nos ombros um leve menino que começou a pesar tanto que o gigante de Deus precisou apoiar-se num cajado para atravessá-lo, quando ouviu do menino: "Muito mais que o mundo inteiro: tu carregaste O Senhor do Mundo. Sou Jesus a quem tu serves". São Cristóvão... Rogai por nós!

S. Cristovão
25 de Julho é dia de São Cristóvão. Este santo é muito solicitado nas viagens por ser patrono dos motoristas. São Cristóvão foi alvo de muitas lendas, porém tudo indica que viveu o significado do seu novo nome, Cristóvão: ou seja: "portador de Cristo". Seu culto remonta ao século V.

Cristóvão cresceu no meio pagão e dizia que somente serviria o soberano mais poderoso, serviu vários mais quando procurou servir o Rei dos Reis seguiu o caminho da oração, meditação da Palavra e penitência, abraçou o conselho de servir o povo pela caridade, já que agradecidos rezariam por ele.

Nesse serviço teria que usar toda sua altura e fortaleza para atravessar pessoas de uma margem a outra, quando de repente tomou nos ombros um leve menino que começou a pesar tanto que o gigante de Deus precisou apoiar-se num cajado para atravessá-lo, quando ouviu do menino: "Muito mais que o mundo inteiro: tu carregaste O Senhor do Mundo. Sou Jesus a quem tu serves". São Cristóvão... Rogai por nós!

A história de São Cristóvão


A história de São Cristóvão é recordada por padre Tedy, da cidade de Lins. "São Cristóvão era pagão, não acreditava em Jesus. Depois de ser batizado e se converter ao cristianismo, devido sua estatura alta por ser muito grande, ele ajudava na travessia das pessoas de um lado para o outro do rio. Conta a história, que em uma bela noite ele ajudou um menino a atravessar o rio. No meio do caminho ele sentiu um peso muito grande e perguntou ao menino: - "Você é tão pequeno e tão pesado", e o menino respondeu: - "Eu carrego o peso do mundo". Então, São Cristóvão significa aquele que carrega Cristo, por isso é considerado o padroeiro dos motoristas", finalizou o sacerdote.


Fonte: http://www.lr1.com.br/index.php?pagina=noticia&categoria=regiao&noticia=7243

ORAÇÃO A SÃO CRISTÓVÃO

ORAÇÃO A SÃO CRISTÓVÃO

Festa: 25 de julho. Comemora-se todo dia 25. [Image]


São Cristóvão é o protetor dos motoristas e dos viajantes. Viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. "Cristóvão"significa "Aquele que carrega Cristo" ou "porta-Cristo". Seu culto remonta ao século V. De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas. ele supunha que o rei a quem ele servia era o maior do mundo. Veio a saber, então, que o maior rei do mundo era Satanás. Colocou-se pois, a serviço deste. Informando-se melhor, descobriu que o maior rei do mundo era Nosso Senhor. Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se da imensa força de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, vadeando o rio. Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio. À medida que vadeava o rio, o menino pesava cada vez mais às suas costas, como se fosse o pedo do mundo inteiro. Diante de seu espanto, o menino lhe disse: "Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportasse o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves".


0RAÇÃO
- " Senhor, que dissestes: "Quem vos recebe, a mim recebe"; e mais: "Quem não toma a sua cruz e me segue, não é digno de mim", fazei com que o bem-aventurado mártir São Cristóvão aumente em nós o amor de vosso nome e tenhamos a felicidade de ver-nos em nossos irmãos no caminho da vida. Amém".


ORAÇÃO - "Dai-me Senhor, firmeza e vigilância no volante, para que eu chegue ao meu destino sem acidentes. Protegei os que viajam comigo. Ajudai-me a respeitar a todos e a dirigir com prudência. E que eu descubra vossa presença na natureza e em tudo o que me rodeia. Amém".

Fonte: http://www.comamor.com.br/cristovao.htm

Belém e Mosqueiro festejam São Cristóvão com carreata

sábado, 25 de julho de 2009
Belém e Mosqueiro festejam São Cristóvão com carreata
No AMAZÔNIA:

O dia de São Cristovão - protetor dos motoristas e viajantes - será celebrado hoje em Belém e em Mosqueiro com uma missa seguida de uma carreata. Na capital, a missa será celebrada pelo padre Antônio Oliveira às 8 horas, no Santuário de Fátima. Em Mosqueiro, a missa será ás 17 horas, na igreja do Carananduba. A festividade é organizada pelo Sindicato dos Rodoviários, Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros, Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional do Transporte (Sest/Senat) e a União dos Chauffeus do Pará.
Em Belém, a carreata que precede a missa é realizada há 96 anos. Este ano, são esperados 400 carros, um pouco a mais do número que participou ano passado. A procissão terá inicío às 9 horas em frente à igreja, na avenida Duque de Caxias. De lá os motoristas percorrerão as avenidas Governador José Malcher, Assis de Vasconcelos, Presidente Vargas, no centro, parando na praça da República para receber homenagens dos comérciarios e taxistas.
Outra parada será na avenida Castilhos França, em frente à antiga sede do jornal O LIBERAL. Depois segue pelas avenidas Gentil Bittencourt, José Bonifácio e Almirante Barroso, parando também na praça São Cristovão próximo à Júlio Cesar, para uma queima de fogos. A carreata se estende até a avenida Augusto Montenegro, terminando em frente ao Sest/Senat com uma missa campal. Durante a carreata a imagem do santo padroeiro dos motoristas será conduzida por um carro da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Postado por Poster às 7/25/2009 01:55:00 AM